4 truques que podem turbinar sua saúde

truques que podem turbinar sua saúde

Que a saúde é uma das coisas mais importantes da nossa vida, não é nenhuma novidade e dicas pra turbinar sua saúde são sempre bem vindas. Afinal, problemas de saúde tendem a afetar negativamente nossa qualidade de vida e bem-estar, e isso também impacta direta e negativamente em nosso convívio social.

Doenças podem deixar o indivíduo indisposto ou até mesmo impossibilitá-lo de se locomover, sair com amigos, familiares, etc.  As doenças também podem prejudicar e até mesmo impossibilitar o exercício de suas atividades no trabalho. Se você pratica atividade física, esportes, entre outros, também pode ser seriamente afetado, dependendo da patologia.

Para evitar que problemas de saúde afetem sua vida, a opção mais apropriada e assertiva é a prevenção.

4 truques que podem turbinar sua saúde.

Atente-se à higiene:

Por que você se preocupe com a higiene, há alguns detalhes que por muitas vezes podem passar despercebidos e, consequentemente, prejudicar sua saúde. A principal dica aqui é lavar as mãos regularmente, dessa forma você evitar se contaminar ou transmitir doenças, através do contato com outras pessoas, objetos ou alimentos.

Ainda pensando na higiene, é extremamente importante lavar os alimentos (frutas e legumes) antes de consumi-los.

Cuide da saúde mental:

A saúde mental, por muitas vezes é deixada de lado, mas em muito cada vez mais corrido, com o mercado de trabalho exigindo mais e mais dos profissionais, a pressão para conseguir uma boa faculdade, tirar notas boas na escola, trabalhar e estudar ao mesmo tempo, são muitos os faturados os quais sobrecarregam as pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.

Estes fatores fazem com que as pessoas se tornem ansiosas, se sintas desgastadas, muitas sofrem com o estresse e outras chegam a ao estado da depressão. Algo que parece simples pode tomar grandes proporções se não for cuidado, e consequentemente, pode desencadear diversos outros problemas de saúde.

É importante identificar o que tem te sufocado, estressado, e tentar lidar com problema, se isso não for possível, procure ajuda de um profissional, psicólogo, antes que o problema se agrave.

Também reserve tempo para o lazer, sair com amigos, passar tempo com familiares, desligue sua mente das obrigações e se divirta, isso é fundamental para sua saúde mental, e você perceberá os benefícios no seu corpo, disposição, motivação, foco, etc.

Não negligencie o sono:

Em uma sociedade onde somos bombardeados por informações 24h por dia, e que essas 24h parecem não ser suficiente para fazermos tudo que temos pendente, ou mesmo, para aproveitar tudo o que gostaríamos, tem se tornado comum as pessoas dormirem menos para aproveitar um pouco mais do dia.

Pessoas que trabalham muito longe, quem trabalha no segmento de transportes, estudantes e quem trabalha e estuda, também acabam dormindo menos devido suas obrigações.

Como resultado de dormir pouco vem o cansaço excessivo, a dificuldade de concentração, irritabilidade, estresse, e outros mal-estares. A solução para turbinar sua saúde quanto a isso é, se organizar, ajuste sua agenda para que consiga ter mais tempo para dormir. O ideal é dormir entre 6 e 8 horas por noite.

Alimente-se bem e de forma saudável:

Uma boa alimentação é a base para se ter um corpo saudável. Nada de fazer dietas extremamente restritivas, como as que cortam carboidratos e focam apenas na ingestão de proteínas. O ideal é ter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos bons, e limitar o consumo de açúcar, sódio e gordura.

Frutas, vegetais e cereais são alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta. De qualquer forma, nossa sugestão é que você recorra a um nutricionista, o qual fará uma avaliação e definirá a melhor dieta para você.

Se você costuma comer grandes quantidades de alimento em cada refeição, uma boa dica é começar a comer mais devagar, e mastigar bem os alimentos, dessa forma, perceberá que passará a se sentir satisfeito comendo menos que antes.

Outro ponto importante é fazer várias refeições durante o dia, em um intervalo de aproximadamente 3 horas entre cada uma delas. Dessa forma, você evita que seu corpo sinta fome, o que fará com que você também coma menores quantidade, ajudando seu organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos.

São diversas as opções para turbinar sua saúde e tentar manter um equilíbrio físico e mental. O dia a dia de todos tende a ser corrido e, às vezes, desgastante. Mas, se atitudes e hábitos simples podem ser colocados em prática, por que não fazê-los. Compartilhe outras dicas com a Rumo!