Razões para realizar pausas no trabalho

5 razões para realizar pausas no trabalho

As pessoas estão cada vez mais envolvidas em suas atividades laborais, mesmo quando estão fora do ambiente do trabalho, como no horário do almoço, finais de semana, feriados, férias, e até mesmo no momento que acordam de manhã, elas já estão pensando em trabalho, em soluções para problemas, nas tarefas pendentes, etc.

O mercado de trabalho atual, cada vez mais exigente, competitivo, com muitas cobranças, prazos e metas, incentivam os profissionais a trabalharem horas e horas seguidas. Mas isso é algo contraproducente, ou seja, trabalhar sem pausa, em vez de aumentar o rendimento, faz com que o profissional se desgaste física e mentalmente, o que resulta em perda de foco e produtividade.

Cada pessoa consegue se manter focada em determinada atividade por um tempo específico, normalmente entre 30 e 60 minutos. Após esse tempo, a pessoa começa perder a concentração, e seu rendimento tende a cair, então é preciso que ela faça uma pequena pausa, e quando retomar suas tarefas, manterá a mesma qualidade.

Confira abaixo 5 motivos para você fazer pausas durante o expediente: 

Descansar corpo e mente

Trabalhar de forma ininterrupta não faz bem para a saúde, na verdade afeta, de forma negativa, o bem-estar físico e psicológico das pessoas. As pausas são extremamente necessárias para evitar que o cérebro, olhos e braços se sobrecarregam, como também outros problemas: ansiedade, estresse, depressão, dores no corpo, entre outros.

Estimular a criatividade

Se a mente da pessoa está cansada, dificilmente ela conseguirá ter ideias criativas ou pensar em boas soluções para os problemas. De acordo com isso, fazer ou não pequenas pausas está totalmente relacionado a um trabalho bem ou mal feito. As pausas ajudam as pessoas a descansar a mente, relaxar e estimulam a criatividade.

Melhorar a concentração

Depois de muito tempo na execução da mesma tarefa, as pessoas tendem a fazer suas atividades de forma automática, sem pensar, e acabam por perder o foco, o senso crítico e consequentemente, seu rendimento cai drasticamente. Ao fazer pausas, o indivíduo permite que sua mente descanse e recarregue suas baterias para voltar a trabalhar com total concentração.

Organização do trabalho

Fazer pequenas pausas em meio às atividades durante o expediente também ajuda na organização do trabalho. A pessoa aprende a dividir suas tarefas, quais priorizar, aprende a lidar com os prazos estipulados e a ela mesma determinar prazos para concretização de suas tarefas.

Aproveitar melhor o tempo

As pessoas podem fazer oito horas diretas de trabalho e sair totalmente desgastadas, física e mentalmente, sem vontade ou energia para fazer outras atividades naquele dia. Outra opção é fazer pequenas pausas durante o expediente, mesmo que acabe precisando sair um pouco mais tarde para terminar todas as tarefas, mas sair do trabalho com disposição para aproveitar as horas restantes do dia com outras atividades (que não seja trabalho).

Trabalhar de forma incessante em um ambiente de muita pressão, corrido e estressante, aumenta consideravelmente as chances de o indivíduo desenvolver a Síndrome de Burnout. Devido a isso, a recomendação é fazer pausas curtas durante o expediente. Além disso, tirar férias periodicamente, mesmo que curtas, é importantíssimo melhorar a qualidade de vida e bem-estar, como também para manter ou aumentar a qualidade e produtividade no trabalho.