frutas cítricas

7 Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Para que possamos ter a sensação de bem-estar, nosso sistema nervoso central precisa se sentir seguro e confortável. Quando nossa percepção identifica alguma situação ou possibilidade de perigo, entramos no estado de alerta, ou seja, ficamos ansiosos.

A ansiedade se caracteriza pelo desconforto emocional, uma reação do organismo, perante uma situação que ameace sua estabilidade e segurança (casamento, gravidez, provas acadêmicas, entrevistas de emprego, mudanças, etc.), provocando alguns sintomas como: taquicardia, tremor, tensão muscular, sudorese, cefaleia, entre outros.

Por que nos sentimos ansiosos?

Quando o indivíduo se sente de alguma maneira ameaçado, as amígdalas do cérebro produzem noradrenalina, substância que é responsável pela excitação do sistema nervoso central, o que provoca o estado de alerta, e consequentemente, a ansiedade.

Muito similar ao medo, à ansiedade difere deste, principalmente, por ter como fator de estímulo algo no futuro, que ainda acontecerá ou que se acredita que poderá ocorrer; enquanto o medo é mais palpável, se remete a algo que está acontecendo ou que existe grande probabilidade de acontecer.

A ansiedade com relação a situações específicas, como por exemplo, ao fazer uma prova, é considerada normal, mas quando em excesso, quando outras pessoas ou o próprio indivíduo observa que o quadro de ansiedade tem incomodado ou prejudicado sua vida, é preciso buscar orientação médica, para que o problema seja diagnosticado e definido o melhor tratamento. Uma boa alimentação pode desempenhar um ótimo papel na prevenção e combate à ansiedade.

7 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade.

1 – Leite, ovos e derivados:

Além de ótima fonte de proteína, também são ricos em triptofano, um aminoácido que reduz os sintomas da ansiedade através do aumento da produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.

2 – Frutas Cítricas:

Essas frutas são ricas em vitamina C, a qual diminui a liberação do hormônio cortisol, responsável por transmitir para o todo o corpo a mensagem de que está sob estresse ou ansiedade. Seu consumo contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e bem-estar.

3 – Banana:

A banana também é uma ótima fonte de triptofano, assim como derivados do leite e ovos mencionados acima, o qual atua na redução dos sintomas da ansiedade.

4 – Cereais:

Cereais são fontes de bom carboidrato, o qual desempenha uma função importante no combate a ansiedade. O carboidrato fornece energia para o corpo e contribui para a sensação de bem-estar. Além dos cereais, existem fontes de carboidratos indicadas, como de frutas, batata doce, entre outros.

5 – Carnes e peixes:

Considerados as melhores fontes do aminoácido triptofano, as carnes e peixes, juntamente com o magnésio e a vitamina B3, produzem um neurotransmissor muito importante no processo do sono, na regulação do humor e dos níveis da ansiedade, a serotonina. A taurina, outro aminoácido encontrado nesses alimentos também desempenha um papel importante, pois aumenta a produção de outro neurotransmissor, GABA, que também atua no controle da ansiedade.

6 – Espinafre:

O ácido fólico presente no espinafre é um antidepressivo natural, a vitamina atua na produção de químicos que controlam algumas funções cerebrais (humor, sono e apetite). A ingestão de alimentos que contenham essa vitamina influencia positivamente na sensação de bem-estar.

7 – Chocolate:

O consumo de chocolate também favorece a produção serotina, através dos antioxidantes flavonoides presentes em sua composição. Ao consumir chocolate, a pessoa tende a melhorar seu humor, tendo uma sensação de bem estar. O consumo recomendado é de até 30g por dia, e de preferência que sejam os chocolates meio amargo ou amargo, pois são menos calóricos.