Alimentos que auxiliam a melhorar a produtividade

Alimentos que auxiliam a melhorar a produtividade

Você sente que precisa de mais horas no seu dia para conseguir executar todas as suas obrigações? Talvez um dia de 24 horas? Já parou para pensar que talvez o que você realmente precisa é melhorar sua produtividade? Nesse caso, alimentar-se bem e de forma balanceada pode ser a resposta para seu problema.

Sabia que a alimentação tem grande influência sobre seu bem-estar e, consequentemente, sua produtividade? Assim como a prática regular de atividades físicas são importantes, uma boa alimentação desempenha um papel fundamental para esse objetivo.

De acordo com um estudo que foi publicado pela OIT (Oficina Internacional do Trabalho), uma má alimentação pode ser representar uma perda de até  20% da performance, seja no atividades inerentes ao trabalhos ou  do dia-a-dia.

Existem alguns alimentos que devem ser consumidos de forma frequente, se a intenção for melhorar a concentração e motivação, diminuir a indisposição, o cansaço, irritabilidade, entre outros pontos, gerando equilíbrio entre alimentação e bem estar.

Quer saber quais são estes alimentos? Então continue lendo este artigo! Listamos 10 dos alimentos-chave que devem fazer parte da sua dieta, por contribuírem para o aumento da disposição, energia e produtividade.

Linhaça

O magnésio e o ômega 3 constantes na linhaça contribuem para a melhora da memória, concentração, capacidade de aprendizagem, habilidades motoras, diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom e também previnem doenças cardiovasculares.

Grão-de-bico

Alimento rico em vitaminas do complexo B, proteínas e sais minerais, fundamentais para fornecer energia para as atividades cotidianas. Também contribui para o bom humor, sensação de bem-estar e satisfação, por conter triptofano, um dos componentes da serotonina.

Tomate

Fonte de potássio, que contribui para a manutenção da saúde dos ossos, o tomate também é rico em licopeno, antioxidante importante para a saúde do cérebro, combate os radicais livres e auxilia na prevenção do estresse oxidativo.

Salmão

Com alto teor de ácidos graxos ômega-3, melhora a memória, o desempenho mental, previne e combate depressão.

Mirtilo

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, melhora a memória e a capacidade de aprendizado. Rico em polifenóis previne problemas degenerativos e tem função antienvelhecimento sobre a pele. Também atua na prevenção de doenças relacionadas a visão, melhorando o foco da visão e leitura.

Chocolate amargo

A cafeína constante no doce fornece energia e aumenta a concentração para realização das tarefas. Por ser rico em magnésio e potássio, ajuda controlar o estresse e manter a pressão arterial normal, evitando o cansaço e a moleza que reduzem o desempenho das atividades. O chocolate também contribui para a sensação de bem-estar e melhora o humor, através da liberação de endorfina. Consuma com moderação, até 30g por dia.

Nozes

É uma excelente fonte de proteínas e gordura natural, fundamentais para um corpo saudável. Ricas em vitamina E, antioxidantes, ácidos graxos e aminoácidos, melhoram a memória e o desempenho cerebral e previnem a degeneração cognitiva.

Frutas

Todas as frutas são indicadas e devem ser consumidas diariamente pois são uma ótima fonte de energia, vitaminas e minerais. Mas não exagere na quantidade.

Café

Composto por cafeína e aminoácidos, entre outras substâncias, melhora a memória de curto prazo, concentração, disposição e sensação de bem-estar. É indicado para quem lida com situações estressantes no trabalho

Beterraba

Rica em carboidratos, a beterraba é uma ótima fonte de energia. Contém nitrato, que favorece a vasodilatação e oxigenação dos tecidos do organismo. Já o manganês e o potássio, são responsáveis aumentar a resistência, controlar a pressão arterial e fortalecer os músculos do coração.

Algumas mudanças nos hábitos alimentares como: inserir dos alimentos citados acima em seu cardápio diário; fazer pequenas refeições/lanches a cada 3 horas; a reduzir a ingestão de açúcares, gorduras, sal e bebidas alcoólicas; evitar dietas que restringem o consumo de carboidratos e beber bastante água. Dessa forma você não só melhorará sua produtividade, mas também se sentirá muito mais saudável.