aprenda a melhorar a concentração

Aprenda como melhorar a concentração

Um problema sério, que afeta a vida de muitas pessoas, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, a falta de concentração, tem preocupado muitas pessoas nos últimos tempos.

No dia a dia são muitas as distrações, rotinas estressantes, ansiedade, preocupação com problemas, expectativas com planos e, as pessoas ainda são constantemente bombardeadas com informações (através de conversas presenciais, mídias sociais, internet de modo geral, tv, rádio, jornais, etc.). Dessa forma, fica cada vez mais difícil lidar com tudo isso ao mesmo tempo e manter a concentração.

A falta de concentração traz diversas consequências para as pessoas, e entre eles estão:

  • Queda na qualidade da produção:

Não se limita ao ambiente de trabalho, mas sim as tarefas do dia a dia, de modo geral. Por não conseguir se concentrar, rapidamente as pessoas perdem o foco, não dão a atenção merecida para o que estão fazendo e que resulta em produção com qualidade inferior ao habitual.

  • Atraso no cumprimento de tarefas e cronogramas:

Se não há concentração, como cumprir prazos, cronogramas, organizar seu tempo? Isso acaba se tornando uma tarefa muito difícil, uma vez que a pessoa que tem dificuldades para se concentrar naquilo que está fazendo acaba levando muito mais tempo para executar determinada tarefa que uma pessoa focada.

  • Suscetibilidade a erros:

Todos os seres humanos erram, é algo natural e realmente faz parte do processo de aprendizado (“errar é humano”, “é errando que se aprende”). O ponto é que muitos erros podem ser evitados, e quando não são, isso pode ser um problema (“insistir num erro é burrice”). A falta de concentração deixa as pessoas muito mais suscetíveis a erros, os quais podem simples simples e insignificantes, ou complexos e trazer sérios problemas.

Como melhorar a concentração

Confira abaixo algumas dicas para melhorar o seu nível de concentração durante as mais diversas atividades do seu cotidiano:

Evite a bagunça:

O ambiente bagunçado reflete diretamente e negativamente no estado de concentração do indivíduo, uma vez que o sistema nervoso se espelha no ambiente externo e dessa forma fica difícil manter o foco.

Procure ambientes tranquilos:

Ambientes tranquilos e silenciosos são ótimos para a concentração, pois apresentam menos distrações.

Ouça música:

Ouvir música é uma ótima opção para melhorar o foco, pois reduz ruídos externos e ainda traz uma sensação de bem-estar. Mas Evite deixar o volume muito alto e faça pausas a cada uma hora, em média, para não ter problemas futuros de audição.

Mantenha-se bem alimentado:

Atividades como trabalhar, estudar e até mesmo manter o foco em algo, consomem grande quantidade de energia. É preciso manter-se bem alimentado para garantir a energia necessária para concentração e execução da tarefa, como também para evitar a distração com a fome.

Durma bem:

A privação do sono traz diversos malefícios: cansaço, mau humor, estresse, desmotivação, afeta a percepção, entre outros. Por outro lado, dormir bem melhora a memória e a concentração.

Pratique exercício físico:

Não é novidade alguma que a prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde das pessoas. Essa prática também contribui para o aumento da concentração, pois como resultado deixa o corpo mais disposto, motivado, melhora a sensação de bem-estar e consequentemente o foco.