planos de saúde corporativos

Como funcionam os planos de saúde corporativos?

A saúde dos funcionários é encarada como um fator importantíssimo para muitas empresas e, devido a isso vemos cada mais empresas investindo em assistência médica para seus colaboradores. Os planos de saúde corporativos, são contratados por empresas, independentemente de seu porte, e oferecidos aos seus colaboradores. Forma de as empresas agregarem valor para seus funcionários, por investir em sua saúde, uma das coisas mais importantes para as pessoas.

Neste artigo explicaremos como funcionam os planos de saúde empresariais e qual sua importância, tanto para os funcionários segurados como para as empresas.

Definição de plano de saúde:

Os planos de saúde são oferecidos por operadoras, empresas privadas cujo intuito é a prestação de assistência médica hospitalar. As pessoas interessadas em uma assistência complementar para elas mesmas ou sua família assinam contratos juntamente a essas operadoras para usufruir dos benefícios de determinados plano de saúde por elas oferecidos.

Os planos de saúde funcionam de forma parecida a dos seguros, onde é pago um valor mensal com intuito de cobrir os custos (totais ou parciais, dependendo do plano contratado), caso seja preciso utilizar os serviços oferecidos, evitando ter que desembolsar uma quantia elevada de dinheiro de uma única vez, como por exemplo, no caso de uma internação ou uma cirurgia.

Planos de saúde corporativos:

Os planos de saúde corporativos são aqueles oferecidos por uma empresa para seu quadro de colaboradores, podendo também ser estendido aos seus dependentes. Fica a cargo da empresa decidir se custeará de forma parcial ou integral o plano de saúde. Já a cobertura do plano (serviços contemplados) será definida pela operadora juntamente com a empresa.

Os planos de saúde individuais costumam ser muito caros e possuir um longo período de carência, já os planos empresariais apresentam custos bem menores, além de ter o período de carência reduzido, e em alguns casos não há período de carência.

Por que contratar um plano de saúde empresarial?

Em um país onde a assistência médica oferecida pelo estado é precária e ineficiente, as pessoas têm dificuldade para agendar consultas, enfrentam longas filas nos hospitais, extensas listas de espera para realizar exames e cirurgias, falta equipamentos e hospitais para atender a demanda de pacientes, entre outros problemas, os planos de saúde privados e corporativos se tornaram extremamente importantes, e para pessoas com doenças crônicas ou crianças pequenas, são imprescindíveis.

Para as empresas, os planos de saúde oferecidos para seus colabores trazem vários benefícios, que se resumem em menores custos. Os funcionários trabalham mais motivados e produzem mais por não terem que se preocupar com emergências médicas. Conseguem fazer acompanhamento médico periódico evitando e prevendo problemas de saúde e, consequentemente diminui a taxa de absenteísmo nas empresas. Ao diminuir custos essas empresas aumentam sua lucratividade, o que evidencia  a contratação dos planos de saúde como um ótimo investimento.