Cuidados com nossos amigos de quatro patas

A relação entre os seres humanos e os animais domesticados, principalmente com cães e gatos, começou há milênios, evoluiu com o passar dos anos e hoje grande parte desses companheiros peludos é tratada como membro da família. Na Europa e nos Estados Unidos, 30% das pessoas que abrigam animais de estimação os consideram como filhos ou parentes. No Brasil, esse percentual é da ordem de 10%. E a população pet é bastante expressiva. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2015, mais de 44% dos domicílios (28,9 milhões de lares) possuem animais domésticos, totalizando 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

Outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelou que são gastos em média R$ 390 por mês com alimentação, saúde e serviços (banho e tosa) para o bem-estar dos bichinhos. Por essa razão, vem crescendo o interesse das pessoas pelos planos de saúde para animais de estimação, até porque são estendidos a eles praticamente todos os recursos oferecidos pela medicina humana, como exames laboratoriais sofisticados, tratamentos oncológicos e ortopédicos, internações hospitalares, tomografias computadorizadas, ressonância magnética, entre outros procedimentos.

Para atender a esse segmento, a Rumo Saúde em parceria com a Health for Pet, vem oferecendo uma série de planos a partir de R$ 59,87*, que incluem consultas periódicas ao veterinário, vacinas, atendimento de emergência e uma série de exames. São também disponibilizados outros serviços como o PetHome, em que o atendimento médico é feito na residência do cliente, algo bastante útil principalmente para gatos que não gostam de sair de casa e se estressam muito em locais desconhecidos.

Por meio do PetPhone, um serviço de plantão telefônico, uma equipe de veterinários pode ser contatada em qualquer horário do dia e da noite, fornecendo todo tipo de informação sobre saúde animal. E com o DigiPet, todos os veterinários, hospitais e clínicas credenciados têm acesso aos dados do pet pela internet, tais como vacinação, procedimentos realizados, resultados de exames, e todo o histórico que fica armazenado em um banco de dados, o que assegura agilidade e segurança da informação e do atendimento.

Razões para contratar um plano para seu pet

Assim como os seres humanos, os animais de estimação também precisam consultar um especialista de saúde periodicamente como forma de prevenção e esses cuidados devem ser redobrados na fase de envelhecimento, quando costumam surgir doenças crônicas e graves. Vale lembrar que algumas raças de cães e gatos são mais predispostas a determinadas enfermidades e uma consulta regular ao veterinário permite detectar o mal mais rapidamente, possibilitando a cura, ou retardando sua evolução, propiciando maior qualidade de vida.

Também deve ser levado em conta que nossos amigos peludos podem passar mal de repente ou se acidentarem e ter um plano que cubra esses eventos acaba valendo a pena uma vez que as consultam de emergência geralmente são mais caras e nem sempre há um profissional qualificado disponível para atender.

Mas antes de contratar um plano é importante analisar uma série de fatores para escolher aquele que realmente poderá atender às necessidades do pet e que compense financeiramente para seu tutor. Fazer as contas do quanto é gasto por ano com a saúde do amigo peludo e confrontar com o valor de um seguro de saúde é uma forma de analisar essa questão. É importante ainda observar as cláusulas dos contratos, pois pode não haver cobertura para os casos de doenças pré-existentes, dentre outras questões. Em termos gerais, um seguro de saúde oferece maior tranquilidade na medida em que deixará o tutor mais atento ao seu amigão para que assim possam desfrutar mais tempo juntos, com qualidade e segurança.
*Março 2016

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *