idosos almoçando

Cuidados importantes com a alimentação na terceira idade

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas, e na terceira idade é preciso redobrar os cuidados. O envelhecimento provoca diversas mudanças no corpo humano, como queda na produção de hormônios, perda de massa muscular, diminuição dos sentidos, entre outras mudanças. Uma alimentação saudável, balanceada e com os nutrientes necessários para essa fase é fundamental para preservar a saúde do idoso

Cuidados na compra de alimentos

Para alguns idosos, estar envolvido no planejamento e preparo das refeições é uma forma prazerosa e aumenta sua satisfação na hora da alimentação. Porém, é preciso sempre ter alguém acompanhando esse momento, pois nessa fase, muitos idosos sofrem com baixa capacidade sensorial e diminuição da sensibilidade das pupilas degustativas.

Muitas vezes esses fatores podem leva-los a procurar, em maior quantidade, alimentos mais doces ou mais salgados, esses extremos podem ocasionar certas doenças como diabetes ou hipertensão, por isso da necessidade de um balanceamento correto na alimentação.

Ao ir às compras, é imprescindível se atentar a alguns fatores como: a procedência, prazo de validade, condição das embalagens, sinais de desgelo e aparência dos alimentos (textura, cor e cheiro). Da mesma forma, é importante, antes da compra, consultar os rótulos dos produtos, para selecionar os alimentos mais saudáveis, com as vitaminas necessárias e baixo valor calórico.

Cuidados no armazenamento dos alimentos

É importante que os alimentos sejam armazenados em locais, condições e temperaturas adequados, de modo a garantir sua conservação. Os locais de armazenamento devem ser de fácil acesso, evitando esforços físicos e riscos de quedas.

Etiquete as embalagens dos produtos para facilitar sua identificação, e dê preferência em utilizar os produtos cujos prazos de validade estão mais próximos do vencimento.

Armazenar produtos em prateleiras afastados do piso e da parede, preservar as embalagens mantendo-as sempre limpas, e guardar alimentos que estão em uso em recipientes bem tampados, contribui efetivamente para a conservação do alimento e segurança sanitária.

Cuidados com a higiene no preparo dos alimentos

Independentemente da idade de quem prepara as refeições (jovem, adulto ou idoso), é preciso se preocupar com a higiene quando se lida com alimentos, a fim de prevenir contaminação dos alimentos e possíveis infecções. Usar proteção nos cabelos, lavar as mãos higienizar bem os alimentos e manter o ambiente limpo, são itens primordiais.

Dicas de alimentação para Idosos

  • Faça ao menos cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, janta e mais dois lanches. Coma devagar e caso tenha dificuldades para mastigar, pode picar, ralar, amassar, moer ou desfiar os alimentos.
  • Incluam nas suas refeições alimentos do grupo dos cereais como o arroz e o milho, raízes como a mandioca e tubérculos como a batata. Ambos são ricos em carboidratos e ótimas fontes de energia e devem ser a base das refeições.
  • Legumes e frutas devem fazer parte do cardápio diário. Ricos em vitaminas, fibras e minerais, contribuem na preservação da saúde e minimizam o risco de várias doenças.
  • Arroz e feijão é uma ótima combinação, o arroz é rico em carboidratos e o feijão, assim como outras leguminosas (soja, grão de bico, fava, etc.), é uma ótima fonte de proteínas e gorduras boas.
  • Consuma diariamente, leite e derivados, pois são ótimas fontes de cálcio e proteínas. Carnes, aves, peixes e ovos também são ótimas fontes de proteínas e devem ser consumidos todos os dias.
  • Evite o consumo frequente de refrigerantes, sucos e bolos industrializados e doces em geral. Priorize sobremesas feitas em casa, feitas com poucas quantidades de açúcar e gordura.
  • O excesso de sódio (sal) é prejudicial a saúde, limite seu consumo diário a uma colher de chá rasa.
  • Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia, o equivalente a seis copos em média. A água mantém o corpo hidratado e é fundamental para o funcionamento do organismo.