dicas de saúde para 2017

Dicas de saúde para iniciar 2017 com o pé direito

O ano novo já chegou e de acordo com um ditado popular: “ano novo, vida nova”. Muitas pessoas realmente pensam de acordo com esse provérbio, ao menos no início de cada ano. É comum vermos pessoas fazendo planos para o novo ano, definindo objetivos, estipulando mudanças, etc.

Para quem quer começar 2017 com o pé direito deve investir e priorizar a saúde, inclusive acima dos demais itens da lista, uma vez que de nada adianta tantos planos, mudanças, se não estiver saudável para aproveitar os resultados obtidos com essas ações.

Abaixo você confere algumas dicas de saúde para começar o ano de 2017 em alto nível, cuidando da saúde e garantindo melhor qualidade de vida.

Alimente-se de forma equilibrada e saudável:

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes traz benefícios que vão além da estética, atua na saúde física e mental, promovendo o bem-estar e a longevidade.

A alimentação saudável contribui de forma efetiva na manutenção do peso, reduzindo o risco de obesidade, sem a necessidade de fazer regimes drásticos ou dietas restritivas.

É preciso se alimentar bem, se possível a cada 3 ou 4 horas, consumir porções de bons carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras boas.

Além de prevenir o surgimento de diversas doenças (cânceres, anemia, osteoporose, etc.), a alimentação saudável também contribui para o aumento da disposição, melhora do humor e promove a sensação de bem-estar.

São muitos os benefícios que uma alimentação balanceada pode oferecer para sua saúde. Para saber quais os alimentos indicado, suas propriedades e montar sua dieta, recomendamos que busque auxílio de um nutricionista. Ele te passará todas as informações necessárias e montará uma dieta exclusiva para você, pensada para atender suas necessidades.

Pratique atividade física de forma regular:

Não é novidade para ninguém que a prática regular de atividades físicas promove diversos benefícios para saúde. O grande desafio é tornar a prática de atividade física algo frequente.

Além dos benefícios estéticos, a prática de exercícios e outras atividades físicas, de forma contínua, melhora a circulação sanguínea, eleva o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, previne problemas cardiorrespiratórios, fortalece os ossos, ajuda combate no estresse e da depressão.

Indicada para todas as faixas etárias, não existe uma idade mínima ou máxima para a prática de atividade física, mas antes começar, é recomendado fazer uma avaliação médica. Dessa forma o médico te dirá quais atividades são ou não indicadas para você, com base no seu estado de saúde atual.

Negligenciar a avaliação médica e a prática de atividades físicas pode trazer diversos problemas para a saúde, como: lesões musculares, desgastes nas articulações, problemas cardíacos, etc.

Tenha um plano de saúde:

Nos dias de hoje tem sido cada vez mais difícil utilizar os serviços públicos de saúde. São poucos hospitais e UBSs, alguns com estruturas precárias, uma infinidade de pacientes, filas e mais filas. Tudo isso resulta em desperdício de tempo, estresse, e caso esteja doente, agravamento do quadro clínico, devido a dificuldade de agendar consultas, podendo levar até meses.

Ter um plano de saúde é a melhor forma de garantir a manutenção da sua saúde. Com um plano de saúde, você conta com uma ampla rede de hospitais e clínicas credenciadas espalhadas pela sua região com as melhores estruturas, equipamentos e laboratórios.

Seja para um atendimento de emergência, uma internação, consulta de rotina ou apenas uma avaliação médica para poder começar a praticar atividades físicas, o plano de saúde é a melhor opção, proporcionando facilidade no processo e agilidade no agendamento das consultas.

Se você realmente quer começar 2017 com o pé direito, precisa priorizar o que é mais importante, sua saúde! Coloque as dicas citadas neste artigo em prática, contate um nutricionista para montar sua dieta e começar sua reeducação alimentar, contrate um plano de saúde para suprir todas suas necessidades médicas e comece a praticar atividades físicas.