Entenda a diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Entenda a diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Plano de Saúde ou Seguro Saúde? São a mesma coisa ou há alguma diferença? Esses dois termos possuem significados parecidos, e devido a esse fator muitos fazem confusão acreditando se tratar da mesma coisa, porém existem algumas diferenças importantes entre eles.

A precariedade do sistema de saúde pública no Brasil (a qual dificulta o acesso ao atendimento médico em hospitais e UBS da rede pública) e os altos preços das consultas e tratamentos em hospitais e clínicas particulares motivaram grande parte da população a aderirem os planos de saúde ou seguro saúde.

Para as empresas o benefício de assistência à saúde é uma excelente forma de cuidar de seus colaboradores, demonstrando lhes empatia, preocupação com sua saúde e de seus familiares. Também é uma ótima forma de motivar esses funcionários, evitando o absenteísmo e aumentando a produtividade.

Mas qual das opções é a melhor, seguro saúde ou plano de saúde? Entenda a diferença que há entre ambas as opções e então poderá analisar qual delas é a mais viável para você, sua família ou funcionários.

Diferenças entre Plano de Saúde e Seguro Saúde

Tantos os seguros quanto os planos de saúde são modalidades de assistência médicas privadas e regidas por contratos e regulamentadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Seguro Saúde

As seguradoras especializadas no segmento da saúde ofertam planos de atendimento médico-hospitalar (podendo conter ou não atendimento odontológico de acordo com o contrato), através do seguro saúde.

Essa modalidade tem como principal característica a possibilidade de o beneficiário escolher o prestador de serviços médicos (clínica, hospital, etc) que irá atendê-lo. Nesse caso, o segurado é reembolsado, posteriormente, pelas despesas com seu atendimento. O limite do valor do reembolso estará previsto no contrato, e poderá variar de acordo com o plano contratado.

O segurado também conta com a opção de ser atendido pela rede referenciada de sua seguradora, mas caso opte por um atendimento médico de sua escolha, pode fazê-lo sem nenhuma burocracia.

Plano de Saúde

As operadoras de planos de saúde (assim como as seguradoras especializadas em seguros saúde) oferecem atendimento médico-hospitalar (sendo opcional o atendimento odontológico).

A principal diferença está no fato de os planos de saúde ficar responsável por todos os atendimentos médico-hospitalares, sejam eles prestados em hospitais e clínicas de propriedade das operadoras ou através de sua rede credenciada, com exceção em casos de urgência e emergência onde o usuário encontra-se fora da região de atendimento do plano de saúde.

O plano de saúde se destaca também pelo fato de o usuário, a qualquer momento que precisar de um atendimento pode recorrer ao convênio sem nenhum custo adicional, uma vez que no seguro saúde, se o atendimento for realizado fora da rede referenciada, o beneficiário terá que arcar com o custo, mesmo que depois será reembolsado pela seguradora.