Hidratação na terceira idade: 6 pontos relevantes

hidratação na terceira idade

A água é algo extremamente importante para a vida, não apenas dos seres humanos, mas de todos os seres vivos (animais e vegetais). Nesse artigo falaremos de alguns pontos importantes a relação entre o consumo de água e saúde na terceira idade.

Constantemente ouvimos falar sobre a importância do consumo de água para a saúde, que precisamos ingerir uma determinada quantidade de água diariamente, mas mesmo assim muitas pessoas ainda não sabem quais as funções que a água exerce no organismo e, consequentemente, sua real importância e benefícios que o consumo correto trará para a saúde.

Na velhice, tudo que está relacionado à saúde do idoso merece atenção redobrada, e assim deve ser com a consumo diário de água. A necessidade de ingestão de d’água das pessoas idosos é semelhante a dos adultos jovens, mas a quantidade ingerida por eles na maioria das vezes é inferior.

6 pontos importantes da hidratação na terceira idade

1- Funções da água no organismo

  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Diminuir o risco de infarto;
  • Equilia a temperatura do corpo;
  • Compõe as articulações;
  • Regula a pressão arterial;
  • Compõe o plasma sanguíneo;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Limpa e desintoxica o organismo;
  • Melhora o funcionamento dos rins;
  • Transporta as vitaminas hidrossolúveis;
  • Transporte de nutrientes para as células;
  • Aumentar a resistência física e
  • Mantém a pele mais lisa e uniforme.

2- Percentual de Hidratação

Durante a gestação, o corpo é 100% composto por líquido, ao nascer, o corpo dos bebês apresenta 90% de hidratação; na adolescência esse percentual cai para aproximadamente 70%; já o nível corporal de hidratação na terceira idade fica em torno de 60% e na velhice, 50%.

3- Sentir sede

Conforme o corpo se desidrata, os sensores que medem o nível de hidratação corporal são ativados e o indivíduo passar a sentir sede. As pessoas geralmente esperam sentir sede para beber água, entretanto, a sede é um sinal de que seu corpo já está desidratando, por isso é preciso tomar água para não sentir sede.

4- Sensores de hidratação

Conforme envelhecemos, os sensores que regulam os níveis de água no organismo e nos avisam para nos hidratarmos, trabalham de forma menos eficiente, dessa forma, as pessoas, principalmente os idosos, sentem menos sede, e como geralmente só ingerem água quando estão com sede, acabam se desidratando.

Nesse caso, é preciso incentivar a ingestão d’água, mesmo sem que o idoso sinta sede, para evitar a desidratação e preservar a saúde.

5- Consumo recomendável

O recomendável é o idoso ingira de 2L a 2,5L de água por dia. Não é fácil para o idosos consumir tanta água, principalmente sem sentir sede, devido as falhas nos sensores de hidratação; como alternativa, o idoso pode complementer esse consumido com a ingestão de sucos e frutas.

6- Funções cerebrais

Um baixo consumo de água pode pode comprometer algumas funções cerebrais, e até mesmo ter seus sintomas confundidos com outras doenças. Entre os problemas relacionados estão: desorientação, confusão mental, dificuldade de reconhecer pessoas, etc.

Esses foram apenas 6 dos principais pontos importantes hidratação na terceira idade. Afinal, se hidratar da forma correta é fundamental para todos e tem papel fundamental no organismo, não deixe esse consumo de lado.