A importância da atividade física em todas as idades

prática de atividade física

A prática regular de atividade física é essencial para se ter uma vida saudável. Provavelmente você deve ter ouvido sobre isso inúmeras vezes, entretanto, você sabe qual a real importância da prática de atividade física, os benefícios que ela proporciona na vida das pessoas e em quais momentos deve-se praticá-la (infância, juventude, vida adulta ou terceira idade)?

De modo geral, podemos dizer que a prática de atividade física ajuda manter o corpo forte, saudável e contribui para a prevenção e/ou tratamento de inúmeras doenças (diabetes, osteoporose, entre outras), inclusive as relacionadas à obesidade.

A prática de atividade física é recomendável para todas as pessoas, incluindo gestantes, portadores de doenças reumatológicas, ortopédicas e cardiorrespiratórias. Entretanto, nesses casos específicos a atividade deve ser orientada por um médico e acompanhada por um educador físico, de modo a evitar lesões. Atividades físicas são indicadas para todas as fases da vida e, para cada uma dessas fases existem alguns benefícios específicos.

Atividade física na infância

O primeiro benefício das crianças praticarem atividades físicas é o fato de que desde cedo se elas se acostumam com essas atividades, as quais se tornam algo prazeroso, o que contribuirá para uma prática regular ao longo da vida e um crescimento saudável.

A atividade física contribui para o desenvolvimento motor (equilíbrio, força, agilidade, etc.) e cognitivo das crianças, e desde cedo elas já mantém seus corpos protegidos de muitas patologias. Conforme a idade avança, o fortalecimento da musculatura e aumento da flexibilidade vai sendo gradual.

Atividade física na vida adulta

Na vida adulta é onde inicia-se o declínio da massa muscular e devido a isso, os exercícios de resistência (musculação, treinos funcionais, pilates, entre outros) são extremamente importantes.

Para os adultos entre 18 e 65 anos é recomendada a prática de atividades aeróbicas de intensidade moderada 5 vezes por semana, por um período mínimo de 30 minutos; ou atividades de alta intensidade 3 vezes por semana por pelo menos 20 minutos.

Além dos benefícios já citados anteriormente, para os adultos, outros grandes benefícios da prática de atividade física é a diminuição da ansiedade, estresse e depressão.

Atividade física na terceira idade

As pessoas estão vivendo cada vez mais, o envelhecimento é algo inevitável, e com ele ocorrem diversas transformações físicas e psicológicas nas pessoas, a atividade física é uma forma de desacelerar essas transformações.

Para os idosos, a prática de atividade física é fundamental para uma melhor qualidade de vida. Ela fortalece os músculos, ossos e articulações, o que melhora a capacidade de locomoção e realização de tarefas diárias, e ainda diminui a ocorrência de quedas e, consequentemente, lesões.

Além de ajudar prevenir e tratar algumas doenças, também ajuda na auto-estima do idoso, que quando saudável, consegue ser mais independente, o que minimiza os riscos de depressão e outros problemas psicológicos.

Conclusão

Além de contribuir para a sensação de bem-estar, aliviar dores crônicas e melhorar a resistência física, a prática regular de atividade é fundamental para a saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças cardiorrespiratórias, psicossomáticas, metabólicas, alguns tipos de cânceres, AVC, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre muitas outras.

Não perca tempo! Se você não pratica atividade física, independentemente da sua idade, comece a praticar o quanto antes.

É importante buscar orientação de um profissional de educação física a respeito das atividades indicadas para você, sua intensidade e a melhor forma de realizá-las.

Caso possua alguma patologia, procure um médico antes de começar a praticar qualquer atividade física. Ele fará uma avaliação e poderá vetar algumas atividades e recomendar outras, de modo a garantir sua segurança, os benefícios das atividades e evitar lesões ou outras complicações.