investir na saúde do funcionário

A importância de investir na saúde de seu funcionário

Você sabe qual a importância de investir na saúde dos seus funcionários? Apesar de ainda existir muitos gestores que não enxergam dessa forma, a saúde dos funcionários impacta diretamente na sua motivação, produção e consequentemente no lucro da empresa.

Quando os empregadores investem em seus funcionários, demonstrando preocupação e cuidado com sua saúde e qualidade de vida, estes passam a se sentir satisfeitos, seguros, e a confiar mais na empresa onde trabalham. Afinal, eles perceberão que a empresa os valoriza como pessoas e, não apenas como uma força de trabalho.

Estudos já comprovaram que funcionários satisfeitos com o trabalho que desempenham e com o ambiente de modo geral, produzem mais e melhor, em média 10% a mais que os demais colaboradores, e com qualidade superior.

As empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e ao mesmo tempo querem aumentar sua produtividade, sem gerar custos adicionais, precisam desenvolver programas que promovam a saúde, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Entre ente esses programas podem conter: treinamentos sobre segurança no trabalho, palestras sobre a importância da alimentação saudável, campanhas de combate ao uso de drogas, acompanhamento médico, etc.

Benefícios para empresa e funcionários:

São diversos os benefícios ocasionados por investir na saúde de seus colaboradores. Confira alguns abaixo:

O acompanhamento periódico do estado de saúde do quadro de funcionários de uma empresa permite a identificação e antecipação de problemas de saúde. Dessa forma é possível realizar o devido tratamento, evitando que o problema se agrave. Consequentemente aumenta a qualidade de vida e a produtividade desses funcionários, enquanto diminui significativamente a taxa absenteísmo e afastamento médico. Ter um plano de saúde pode ser uma excelente alternativa para já oferecer para o seu colaborador o cuidado que ele merece.

Os treinamentos com foco na segurança no ambiente de trabalho também são fundamentais, pois são muito eficientes na prevenção de acidentes. Menos acidente é iguais a menos custos, mais funcionários trabalhando, ou seja, maior produtividade.

A obesidade é um problema que assola grande parte da população, além da questão estética, esse problema implica diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. A principal causa desses problemas são os péssimos hábitos alimentares.

Para as empresas, a obesidade também implica de forma negativa na produtividade de seus colabores. Como alternativa, essas empresas podem investir em palestras sobre os problemas causados obesidade e fomentar a reeducação alimentar, podendo começar pela substituição do cardápio da empresa por uma alternativa mais saudável com acompanhamento de um nutricionista.

Conclusão:

Com é possível observar nesse artigo, é importantíssimo que as empresas invistam na saúde e bem-estar de seus funcionários, a saúde é a alma do negócio. Ao fazer isso estarão se beneficiando, não apenas os colaboradores (com melhores condições de trabalho, treinamentos, acompanhamento médico, etc.) como também as próprias empresas, por estreitar a relação em seus profissionais, mantendo-os engajados e motivados, o que resulta em menos doenças, faltas, afastamentos, aumento da produção e do lucro da empresa.