plano de saúde terceira idade

A importância de ter um plano de saúde na terceira idade

Quando o assunto é a “saúde” não se pode brincar, deixar para segundo plano e em hipótese alguma, ignorar. A doença é a grande vilã da história, rival da saúde, intrusiva e traiçoeira, ela chega de forma repentina, às vezes camuflada, podendo até ser passageira, mas algumas vezes devastadora e até fatal.

Não é novidade para ninguém que depender do Sistema Único de Saúde – SUS – pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se tratando de problemas sérios de saúde que exijam atendimento rápido e eficiente. As capitais e regiões metropolitanas, onde o fluxo de pacientes nos hospitais e UBSs são muito elevados, são as regiões em que as pessoas mais têm dificuldades para receberem atendimento do SUS em tempo hábil e de forma efetiva.

Por isso, ter um bom plano de saúde é algo indicado para todas as pessoas, independentemente de sua idade, mas para quem chega à terceira idade isso se torna algo fundamental e imprescindível. A terceira idade é uma fase delicada da vida, que exige cuidados especiais e visitas frequentes ao médico, para realizar exames, fazer o acompanhamento da saúde ou receber um atendimento de emergência.

A expectativa de vida da população, não só no Brasil, mas em todo o mundo, têm aumentado nos últimos anos, as pessoas estão vivendo mais, envelhecendo, e para atender essa demanda por atendimento especial que só aumenta proporcionar-lhes o bem-estar e a qualidade de vida através de uma vida saudável e ativa, é que surgiram os planos de saúde exclusivos para idosos.

Muitos dizem que a terceira idade é a melhor idade, e isso se dá por esse grupo de pessoas já terem passados pelas demais fases da vida, onde havia a obrigação de estudar, pensar no futuro, trabalhar, adquirir sua própria residência, encontrar um(a) parceiro(a), construir e manter uma família, etc.

Agora, aposentados, com filhos já adultos, os idosos estão livres dessas responsabilidades e podem aproveitar o melhor da vida. Para isso, precisam cuidar da saúde, e não há nada melhor que um plano de saúde projetado exclusivamente para as necessidades dos idosos.

Algumas vantagens do plano de saúde para idosos:

Atendimento de emergência:

Com o plano de saúde idoso o paciente tem a certeza de que sempre que precisar, terá uma equipe completa de médicos geriatras, especialistas, enfermeiros e demais profissionais de saúde prontos para atendê-lo.

Sem reajuste por idade:

Os idosos estão isentos do reajuste em seus planos com base no aumento da idade, havendo apenas o reajuste anual que de acordo com a inflação.

Medicina preventiva:

Com intuito promover a qualidade de vida através da prevenção de doenças, os planos de saúde para terceira idade oferecem consultas e exames periódicos, de modo a diagnosticar previamente possíveis problemas e iniciar os tratamentos, os quais tenderão a ser menos invasivos e mais rápidos.