Maturidade como se manter saudável e ativo

Maturidade: como se manter saudável e ativo

Você provavelmente já deve ter parado para pensar “Nossa! Já estamos no meio do ano, 2017 está passando tão rápido.”. É fato que o tempo parece acelerar mais a cada ano, e conforme os anos passam as pessoas envelhecem, então fica a dúvida: como se manter saudável e ativo na maturidade?

Manter-se ativo e saudável é de extrema importância durante toda a vida, mas ao envelhecer as pessoas precisam dar ainda mais atenção para esse detalhe. Um corpo saudável e ativo está menos suscetível às doenças (físicas e psíquicas), quedas e mais disposto e preparado para as atividades do cotidiano.

Você quer envelhecer de forma saudável, ter uma maturidade ativa e garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar? Então continue lendo esse artigo e confira nossas dicas!

1- Consulte seu médico periodicamente

Ter sua saúde acompanhada por um médico é evitar, prever, descobrir e/ou tratar doenças. Esse acompanhamento é fundamental para preservar a saúde e bem-estar do indivíduo, também pode ser através dele que o paciente será orientado à algumas mudanças de hábitos como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

2- Alimente de forma saudável

A alimentação precisa ser balanceada, rica em vitaminas, fibras, minerais, proteínas, ômega 3 e cálcio. Frutas, verduras, peixes, carne, castanhas, azeite, etc. A melhor opção é buscar pelo auxílio de um nutricionista, o qual avaliará sua situação e montará uma dieta perfeita para você.

Evite os alimentos industrializados, pois são ricos em conservantes, aditivos químicos artificiais e gorduras (saturada e trans). Dê preferência para alimentos caseiros e priorize a utilização de temperos naturais.

Faça de 5 a 6 refeições por dia, seja paciente e mastigue bem a comida, coma devagar até se sentir satisfeito (não exagere), com o tempo perceberá que estará comendo menos.

3- Pratique atividade física

A prática regular de atividade física, além de manter o corpo ativo melhorando seu condicionamento físico, contribui com a saúde e bem-estar do indivíduo de diversas formas: ela fortalece a musculatura, sistema cardiovascular e sistema imunológico prevenindo doenças, melhora a coordenação motora, aumenta a disposição, diminui o estresse e, entre outros benefícios, eleva a expectativa de vida.

4- Exercite sua mente

Para evitar problemas como falta de concentração, perda de memória e até mesmo o Alzheimer, é importantíssimo exercitar sua mente, com atividades que te forçam a pensar, ser criativo. Algumas formas de exercitar sua mente são: ler livros; jogar jogos de tabuleiros, estratégia e quebra-cabeças; vídeo game (exercita a mente e coordenação motora); busca aprender coisas novas, um novo idioma é uma ótima opção.

5- Reserve tempo para o lazer

Dedique tempo para fazer o que você gosta, aquelas atividades que realmente te fazem feliz. Passeie, viaje, conheça gente nova, curta sua família, desfrute mais do tempo com amigos, viva!

Conclusão:

Para se ter uma maturidade ativa e saudável é preciso prezar pela qualidade de vida, saúde e bem-estar, por meio do acompanhamento médico periódico, da prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada, do exercício da mente e da realização de atividades de lazer e convivência social.