O impacto da higiene bucal no ambiente de trabalho

O impacto da higiene bucal no ambiente de trabalho

A saúde bucal é algo extremamente importante e vai muito além dos cuidados com a aparência. Apesar disso, ainda hoje pessoas negligenciam os cuidados com a higiene bucal, colocando sua própria saúde em risco.

O problema é que a falta de uma boa higienização bucal (através da escovação dos dentes após as refeições, uso do fio dental e enxaguante bucal), acarreta não apenas problemas dentários, mas também, diversos outros problemas de saúde.

A maioria dos brasileiros fica mais de 10 horas por dia fora de casa durante sua jornada de trabalho e, durante esse período, muitas pessoas acabam se esquecendo ou deixando de lados os cuidados com a saúde bucal, mas, ignorar a higiene bucal é um erro que pode provocar sérias consequências na saúde.

Para essas pessoas almoçar em casa é uma missão impossível, acabam tendo de almoçar no trabalho ou em restaurantes e lanchonetes, tornando necessário a realização da higienização oral no ambiente de trabalho. Para isso, os trabalhadores podem deixar em seu local de trabalho (no armário, gaveta, gabinete do banheiro, etc.) seu kit de higiene bucal, contendo escova, creme dental, fio dental e antisséptico bucal.

Uma boa higiene oral no dia a dia previne o aparecimento de doenças, a perda dentária, o mau-hálito, garantindo um sorriso bonito e agradável, o que no ambiente de trabalho contribui positivamente para o surgimento de oportunidades e no relacionamento com os colegas.

De acordo com uma pesquisa norte-americana, as pessoas que apresentam sorrisos harmônicos possuem em torno de 53% a mais de chances de serem promovidas na empresa onde trabalham, em comparação com os profissionais que apresentam um semblante fechado. A competência profissional do funcionário ainda é o principal ponto analisado na hora de dar uma promoção, mas quando aliada a um belo e harmônico sorriso, facilita o processo.

Seja por descuido, ou por questões financeiras, o fato é que muitas pessoas não se preocupam com sua saúde bucal no ambiente de trabalho, e algumas nem mesmo em suas residências.

Para as empresas, é importante criarem programas de avaliação odontológica e de incentivo ao cuidado com higiene oral. Ambos programas com intuito de avaliar a situação atual da saúde bucal dos funcionários, prever e propor tratamentos necessários e conscientizar os funcionários da importância da higiene bucal para: a aparência, saúde do corpo de modo geral, concentração, humor, produtividade, etc.

Trabalhadores saudáveis estão menos propensos a erros, acidentes, ausências; são mais motivados, focados, produzem mais com muito mais qualidade.

Algumas empresas oferecem planos odontológicos para seus colaboradores, dessa forma garantem atendimento e tratamento de qualidade por um preço mais acessível. Se este não for o seu caso, invista em plano odontológico individual ou familiar, a Rumo Saúde tem ótimas opções que atenderão sua necessidade.