plano de saúde corporativo, agregando valor a sua empresa e funcionários

Plano de saúde empresarial: agregando valor a sua empresa e funcionários

Plano de saúde empresarial ou corporativo é a denominação da modalidade de planos de assistência médica hospitalar ofertados por operadoras, empresas privadas, de acordo com as normas preestabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Essa modalidade de plano de saúde pode ser contratada por empresas (PJ – Pessoa Jurídica) com objetivo de disponibilizá-lo aos seus funcionários e familiares dependentes.

A empresa tem total liberdade de decidir se arcará com o valor integral ou parcial das mensalidades do plano de saúde de seus funcionários. Caso opte por pagar um valor parcial, o beneficiário do plano terá que se responsabilizar pela parte restante do valor da mensalidade.

Com relação à cobertura do plano de saúde corporativo, rede credenciada, serviços cobertos, entre outras características do plano, é responsabilidade da empresa, juntamente com a operadora, avaliar as opções e escolher a que melhor se enquadra no perfil e condições da empresa.

Agregando valor para a empresa

A oferta de  planos de saúde é uma maneira de a empresa evidenciar que se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida de seus funcionários e familiares. Isso também melhora, e muito, a imagem da empresa perante seus colaboradores e a deixa mais atrativa para novos talentos em busca de emprego.

Como principal retorno, a empresa que disponibiliza planos de saúde para os funcionários passa a tê-los mais saudáveis, focados e muito mais motivados, o que consequentemente minimizará as ausências no trabalho devido à doenças, índice de absenteísmo, reduzirá custos com remanejamento de pessoal e melhorará expressivamente a qualidade do trabalho e aumento da produtividade.

Agregando valor para o funcionário

A principal vantagem de ter um plano de saúde é poder contar com atendimento médico de qualidade a qualquer momento (funcionário e dependentes, de acordo com o contratado). Seja para consultas de rotinas, exames, internações, cirurgias, entre outros serviços oferecidos, o plano de saúde transmite a segurança que as pessoas precisam, pois elas não precisarão ficar em longas filas de hospitais públicos ou esperar meses para serem atendidas e nem desembolsar grandes quantias em atendimento médico particular.

Outra vantagem importante de ofertar planos de saúde corporativos para os funcionários de uma empresa está relacionada ao valor das mensalidades. Em comparação aos planos individuais e familiares, os planos empresariais apresentam mensalidades muito mais acessíveis, e muitas vezes a empresa arca com parte ou todo o valor da mensalidade do convênio.

O ex-funcionário, demitido sem justa causa, pode continuar usufruindo do plano de corporativo por até um terço do período trabalhado, limitando-se a até dois anos. Para isso, o beneficiário do plano terá que assumir integralmente o valor das mensalidades.

Conclusão

Nos dias atuais, segundo pesquisas, a maioria das empresas brasileiras já oferece planos de saúde aos seus colaboradores, o que para eles é muito bem-vindo, uma vez que, muito mais de 50% dos profissionais, hoje em dia, consideram ter um bom convênio com atendimento médico de qualidade tão ou mais atrativo que receber um aumento no salário.

Se sua empresa ainda não disponibiliza um plano de saúde empresarial, seria interessante fazer um levante interno, entre os colaboradores, para descobrir o quão importante e valoroso eles consideram ter um plano de saúde.