Por que cuidar da sua saúde bucal

Por que cuidar da sua saúde bucal?

Sorrir é a forma mais natural que os seres humanos encontraram para expressar sua felicidade. Você já parou para pensar no quão importante seus dentes são para seu sorriso? Na hora de tirar uma foto, geralmente falam: “diga x” ou “sorria”, e assim as pessoas fazem, abrindo suas bocas e mostrando seus dentes. O resultado é uma bela foto com pessoas sorrindo, aparentemente alegres.

Isso ilustra bem o papel do sorriso como um cartão de visita. O sorriso exerce grande influência na apresentação de uma pessoa, na imagem que ela passa e, um belo sorriso com toda certeza ajuda a causar uma boa primeira impressão.

Esse já um bom motivo para cuidar da saúde bucal, mas vai muito além, existem motivos ainda mais importantes.

O cuidado com saúde bucal é crucial por diversos motivos e, se bem cuidados, ajudarão a cuidar da saúde como um todo. Dentes fortes e saudáveis desempenham papéis fundamentais: na mastigação e na fala, ajudando as pessoas falarem de forma clara, por exemplo.

Por que você deve cuidar da sua saúde bucal?

Além das questões estéticas, da importância para a mastigação e digestão dos alimentos, de ajudar na fala e pronúncia clara dos sons, uma boa higienização bucal (dentes, língua e gengiva, etc;) previne a proliferação de germes e bactérias, impede o surgimento de: cáries, tártaro, gengivite, mau hálito, desgaste e apodrecimento dos dentes, dores na articulação da mandíbula e dores de cabeça e até mesmo câncer de boca. Dentes apodrecidos também podem contribuir para o surgimento ou agravamento de problemas cardíacos.

Visitas ao dentista – Plano de saúde:

Para complementar os cuidados com a saúde bucal, é imprescindível que sejam feitas visitas periódicas ao dentista, ao menos uma vez por semestre, com intuito de fazer uma limpeza mais completa nos dentes e, ao mesmo tempo, analisar e diagnosticar possíveis problemas, ainda no início.

As visitas periódicas ao dentista e os tratamentos odontológicos não costumam ser muito baratos. Devido a seu alto custo, muitas pessoas acabam deixando os cuidados com a saúde bucal de lado.

Para facilitar o acesso das pessoas aos serviços odontológicos, existem os planos odontológicos, também conhecidos como seguro odontológico e convênio odontológico.

Os planos odontológicos ajudam os pacientes a realizarem diversos tratamentos dentários a um preço acessível. Geralmente são cobertos: atendimentos de emergência, consultas, restaurações, raios X, limpezas, aplicações de flúor, entre outros serviços.

Uma das principais vantagens é poder controlar os gastos, pois eles são fixos, evitando surpresas desagradáveis. Em situações de emergência, quem não tem um plano acaba gastando elevadas quantias de dinheiro de uma única vez.

Se você é proprietário ou gestor de uma empresa, invista na saúde bucal de seus colaboradores, contrate um plano odontológico corporativo. Ao demonstrar cuidado e proporcionar melhoria na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, as empresas têm como resultado: funcionários felizes e motivados, aumento da produtividade, melhoria na qualidade, menor taxa de absenteísmo.