Plano odontológico ou consultas particulares

Por que optar por plano odontológico a consultas particulares?

A saúde bucal é algo de extrema importância. Além da questão estética, uma boa higienização bucal contribui com a preservação da saúde do indivíduo de modo geral, sendo responsável por impedir o surgimento de doenças bucais e diversos outros tipos de doenças.

Um ponto interessante de se observar é que as pessoas, ao menos os brasileiros, estão cada vez mais preocupadas com sua saúde bucal. Eles sabem que além de evitar o mau-hálito e garantir um sorriso bonito, uma boa higienização oral extremamente importante é eficaz para a manutenção da saúde.

Com o aumento no interesse das pessoas em cuidar de sua saúde oral, aumenta-se a procura por dentistas e planos odontológicos, para consultas, tratamentos, procedimentos cirúrgicos, etc. Da mesma forma, tem aumentado gradativamente a oferta por esses serviços, tanto de clínicas particulares quando de planos mais completos.

É a partir desse cenário que muitas pessoas ficam na dúvida: ”Devo contratar um plano odontológico ou pagar por consultas e tratamentos em clínicas particulares?”

Plano odontológico X consultas particulares

Consultas e tratamentos são muito mais caros que as mensalidades de um convênio odontológico, entretanto, muitas pessoas acreditam que usariam poucas vezes os serviços do convênio, o que talvez tornasse inviável sua contração, compensando pagar individualmente por cada consulta ou serviço necessário.

Mas, as pessoas que procuram os serviços odontológicos somente quando apresentam algum problema grave, estão suscetíveis a desembolsar uma quantia expressiva de dinheiro de uma única vez, caso opte por consultas e/ou tratamentos particulares.

Por outro lado, as pessoas que contam com convênio odontológico, independentemente de utilizarem os serviços frequentemente ou apenas quando possuem algum problema mais sério, têm seus custos drasticamente reduzidos, pois na maioria dos convênios o valor das mensalidades é baixo, e sem custos adicionais, o que não afetar o orçamento das pessoas.

Os serviços oferecidos variam de plano para plano, mas na maioria dos casos contemplam: consultas, limpezas, restaurações, tratamentos de canal e gengiva e extrações de dentes (incluindo os dentes do siso).